BRUXISMO – CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E TRATAMENTO

A imagem dos dentes do técnico francês chamou a atenção e ganhou as mídias sociais no último domingo (15/7/18). Após a conquista do título mundial com sua seleção, o professor era só sorrisos. Porém, o formato dos dentes do comandante chamou a atenção e com certeza, muita gente se identificou. Trata-se do bruxismo.

O bruxismo é o hábito de apertar e/ou ranger os dentes. Normalmente, durante o sono, mas também pode acontecer ao longo do dia. Ele é feito de forma inconsciente, e na maioria das vezes, causado pelo estresse.

Esse mau hábito pode causar grandes conseqüências como: amolecimento dos dentes, desgastes dos mesmos (como no caso do técnico), dor nas articulações da mandíbula, dor nos dentes, dores musculares, e principalmente, dores de cabeça. Em alguns casos, de forma muito intensa.

Atualmente, o que mais ajuda as pessoas no caso do bruxismo, são as placas interoclusais ou miorrelaxantes. O dentista, juntamente com o protético, confecciona a mesma para que ela se encaixe perfeitamente aos dentes de uma das arcadas, protegendo-os de se desgastarem ou se apertarem, reduzindo também a atividade muscular, promovendo um relaxamento e alívio imediato das dores.

Além das placas, o BOTOX também entra como uma importante ferramenta no auxílio do tratamento. A toxina botulínica promove o “relaxamento” temporário da musculatura responsável pelo bruxismo fazendo com que o paciente não o exerça e se sinta aliviado.

Outra forma de aliviar essa parafunção é: encontrar meios de relaxamento para evitar ou diminuir o estresse do dia a dia.

A reabilitação estética e funcional dos dentes desgastados também é uma enorme preocupação dos pacientes e dos profissionais. As porcelanas são a principal escolha para tal. Normalmente, inicia-se essa reabilitação pelos dentes posteriores – com coroas totais – afim de recuperar a perda de dimensão vertical, ou seja, a perda da “altura” da mordida do paciente (causada pelo desgaste e diminuição do tamanho dos dentes). Em seguida, após recuperar a altura e espaço, reabilitam-se os dentes anteriores, com facetas ou também, coroas de porcelana.

Na montagem abaixo, do técnico Didier Dechamps (que viralizou na web), o aplicativo DSD (Digital Smile Design), simula como ficaria o novo sorriso com a colocação das porcelanas.


É importante lembrar que, mesmo após a restauração dos dentes, com as peças de porcelana, é necessário a confecção e uso das placas miorelaxantes com o intuito de continuar a combater o bruxismo e preservar o novo sorriso.

Saiba mais sobre o Bruxismo no link: http://www.rirodonto.com.br/especialidades/#dtm-bruxismo

Deixe seu comentário