• Bichectomia

    BICHECTOMIA

    A Bichectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção das “bolas de Bichat”, que são bolas de gordura localizadas entre os músculos das bochechas.

    Imagem Bichectomia

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a bichectomia não é um procedimento novo. Ela já é realizada há muitos anos e tem como objetivo principal o aumento do corredor bucal, indicado para aquelas pessoas que costumam morder as bochechas. Além de desconfortável, este trauma contínuo tem a possibilidade de evoluir para um câncer.

    Com a mudança nos padrões de beleza, a procura por este procedimento para ganhos estéticos tem aumentado. A bichectomia pode ser realizada em mulheres ou homens. Nas mulheres resulta em um rosto mais fino e delineado causando o desejado “feito blush”. Nos homens, reduz as bochechas deixando o rosto mais harmônico e definido. Além desses resultados visíveis, a parte psicológica é muito importante: o aumento da autoestima após o procedimento pode colaborar positivamente na vida do paciente em muitos sentidos.

    O procedimento em si é simples e rápido: em torno de 40min a 1hr. Entretanto é uma cirurgia e exige seus cuidados específicos e o bom conhecimento do cirurgião.

    bichectomia 1 rir odonto

    Algumas curiosidades:

    - O volume da bola de Bichat não está necessariamente relacionado com o peso corporal, por isso que muitas pessoas emagrecem, mas continuam com o rosto bem redondo.

    - Depois de removida ela não se regenera. Mesmo que a pessoa engorde e aumente o volume de gordura no rosto, a bola de Bichat não irá aumentar.

    - A remoção da bola de Bichat não causa mais flacidez com a idade. A flacidez é um processo que tende a ocorrer com o passar da idade, independente de realizado ou não o procedimento. Existem outros procedimentos e tratamentos dermatológicos que visam a melhora da flacidez.

    - O resultado em alguns casos pode ser notado nas primeiras semanas, mas o resultado final costuma acontecer após 3 meses, quando todo o processo cicatricial foi encerrado.

  • Cirurgia

    CIRURGIA DENTAL

    dente do siso rir odontoExistem vários tipos de cirurgia dental, seja elas por motivos funcionais ou estéticos, a exodontia (a remoção dentária) é a mais realizada, pode ser indicada em casos de dentes que não possuem mais tratamentos, dentes supranumerários, complemento de tratamentos ortodônticos, entre outros.

    De modo geral, as cirurgias dentais são acompanhadas com uso de medicações que visam evitar infecções, evitar inflamações exageradas e tornar o processo o mais indolor possível.

    Dentes do Siso

    cirurgia dental 1 rir odontoA extração dos dentes do siso (terceiros molares) é indicada em um grande número de pacientes, mesmo sendo considerados usualmente dentes saudáveis.

    Existem vários motivos para indicação, pois são dentes que dificilmente irrompem na posição ideal, dentes de difícil higienização, muitas vezes ficam impactados no segundo molar podendo trazer prejuízos ao dente vizinho. Seu “nascimento” incompleto pode gerar um local de acumulo de bactérias, entre outros.

    Cada caso deve ser analisado por seu dentista para verificar a necessidade da cirurgia.

  • Clínica Geral

    CLÍNICA GERAL ODONTOLÓGICA

    clínica geral 1Clínica Geral Odontológica é a área da odontologia onde é realizada a consulta para verificação das características de cada paciente para serem analisadas qual tratamento adequado.

    Restauração Dental

    tratamento restauração rir odonto 1A restauração dental é um procedimento que devolve a forma e função do dente, podendo ser necessário devido às cáries, dentes quebrados, troca de restaurações antigas ou por motivos estéticos.

    Com a tecnologia atual e avanços na melhoria da qualidade dos materiais odontológicos, as restaurações metálicas estão cada vez mais em desuso.

    As resinas passam a ser o material mais indicado, pois além de ser da mesma cor que os dentes atualmente possuem uma grande resistência mecânica.

    Elas podem ser diretas (realizada em uma única sessão no consultório) ou indiretas (inlay/onlay – confeccionadas em laboratório).

    Limpeza Dental

    limpeza

    Chamada popularmente de “limpeza”, o conjunto de processos que tem como principais objetivos a remoção da placa bacteriana e tártaro. A limpeza dental é um complemento à higienização bucal caseira.

    Este tratamento colabora para a melhora da saúde gengival podendo evitar futuras caries e também diminuir o acúmulo da placa bacteriana.

    É normalmente realizada com aparelho de Ultrassom, que através de micro vibrações remove o tártaro e a placa, seguido de jato de bicarbonato, que ao ser lançado contra a superfície dos dentes complementa a remoção.

    Após o processo de remoção, a mesma ainda conta com o polimento da superfície dos dentes, o que ajuda a prevenir nova formação de tártaro e placa bacteriana.

    Deve ser realizada periodicamente. Usualmente de 6 em 6 meses.

  • DTM (Bruxismo)

    DTM ou BRUXISMO

    botox 3 rir odontoA DTM (disfunção temporomandibular) ou Bruxismo é uma alteração patológica que acomete a articulação que liga o maxilar ao crânio. A DTM ou Bruxismo pode causar dores no maxilar, dificuldade de mastigar e estalos ou travamentos das articulações da mandíbula.

    Os tratamentos comuns incluem medicamentos, protetores de mordida, placas miorrelaxantes, fisioterapia e botox.

  • Endodontia

    ENDODONTIA

    O tratamento da endodontia (tratamento de canal) visa a manutenção dos dentes na boca e a saúde dos tecidos periapicais. Promove a eliminação da inflamação/infecção do tecido pulpar. A mesma é muitas vezes acompanhada de uma dor intensa, relatada pelo paciente. O acesso ao canal alivia instantaneamente a dor do paciente.

    Na RIR ODONTO, o tratamento endodôntico é realizado por profissional especializado na área e em uma única sessão, promovendo conforto e agilidade ao paciente.

  • Estética

    ESTÉTICA DENTAL

    estetica rir odonto

    Estética dental é o ramo da Odontologia que atua na área da cosmética como clareamento dental, facetas, resinas diretas e lentes de contato.

    Segundo pesquisas da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, houve um aumento de 300% na busca por esse tipo de tratamento entre 2014 e 2017 em todo o Brasil.

    Facetas

    facetas

    É um dos tratamentos mais modernos da odontologia.

    Assemelha-se às lentes de contato dental, sendo a principal diferença a maior espessura da mesma.

    O tratamento estético visa melhorar o sorriso, clarear e alinhar os dentes, corrigir formato e curvatura, entre outros.

    Lentes de contato

    tratamento lente de contato rir odontotratamento lente de contato rir odonto 2As lentes de contato dental tem sido a grande procura do momento.

    São facetas de porcelana ultrafinas (aproximadamente 0,2mm), que são aplicadas sobre a superfície dental.

    Esta técnica permite ser realizada sem desgaste ou mínimo desgaste dental.

    É um tratamento rápido, indolor e de alta durabilidade, que permite alterar tamanho, cor e forma dos dentes.

    É feito um estudo do sorriso do paciente e confeccionadas as lentes buscando o sorriso mais perfeito possível.

    Clareamento Dental

    clareamento

    Clareamento dental é um tratamento à base de solução de Peróxido de Hidrogênio para deixar os dentes mais brancos.

    Pode ser de consultório (à laser ou não) ou caseiro.

    Restauração Dental

    tratamento restauração rir odonto 1A restauração dental é um procedimento que devolve a forma e função do dente, podendo ser necessário devido às cáries, dentes quebrados, troca de restaurações antigas ou por motivos estéticos.

    Com a tecnologia atual e avanços na melhoria da qualidade dos materiais odontológicos, as restaurações metálicas estão cada vez mais em desuso.

    As resinas passam a ser o material mais indicado, pois além de ser da mesma cor que os dentes atualmente possuem uma grande resistência mecânica.

    Elas podem ser diretas (realizada em uma única sessão no consultório) ou indiretas (inlay/onlay – confeccionadas em laboratório).

  • Implantes

    IMPLANTES DENTÁRIOS

    implantes 15A implantodontia é a área da odontologia que se destina à reabilitação de pacientes com perdas dentais através de próteses suportadas (removíveis) ou retidas (fixas) por implantes dentários.

    A instalação de um pino de titânio na base óssea faz com que o organismo incorpore este material através da osseointegração.

    Durante anos a reabilitação do paciente desdentado foi feita através das próteses convencionais – dentaduras.

    Porém, as mesmas sempre tiveram alguns pontos negativos: perda do suporte ósseo, perda de retenção e estabilidade, desconforto, dor e dificuldades com fala e mastigação.

    Com a chegada dos implantes, milhões de pacientes puderam substituir as próteses convencionais por próteses sobre implantes.

    Esta reabilitação permite: melhor retenção, estabilidade, conforto na fala e mastigação e melhora da autoestima.

    PRÓTESES FIXAS SOBRE IMPLANTES

    implantes 12

    UNITÁRIA – 1 IMPLANTE

    - Ausência de um único dente;
    - Parafusada ou cimentada;
    - Estética excelente;
    - Uso de fio dental;

     

    implantes 11MÚLTIPLA – 2 OU MAIS IMPLANTES

    - Perda de dois ou mais dentes adjacentes;Ausência de um único dente;
    - Estética favorável;
    - Parafusada ou cimentada;
    - Pode também substituir tecido gengival;

     

    próteses fixas 1TOTAL – 4 OU MAIS IMPLANTES

    - Perda de todos os dentes;
    - Prótese total fixada/parafusada;
    - Excelente retenção, estabilidade e estética;
    - Excelente manutenção óssea e estética;
    - Céu da boca livre;

    PRÓTESES REMOVÍVEIS SOBRE IMPLANTES

    implantes 17OVERDENTURE O'RING – 2 IMPLANTES

    - Encaixe sob pressão – “BOLA”;
    - Retenção e estabilidade MUITO melhores que na PT CONV.;
    - Melhora fala e mastigação;
    - Manutenções regulares (a cada 6 meses);
    - Indicada para região inferior;

     

    implantes 18OVERDENTURE BARRA-CLIPE – 2 IMPLANTES

    - Encaixe sob pressão (2) – BARRA/CLIPE;
    - Apresenta melhora na retenção e estabilidade;
    - Manutenções regulares num espaço de tempo maior (a cada 12 meses);
    - Indicada, principalmente, para região inferior;

     

    implantes removiveis 3 rir odontoOVERDENTURE BARRA-CLIPE – 3 OU 4 IMPLANTES

    - Encaixe sob pressão (4) – BARRA/CLIPE;
    - Melhora expressiva na retenção, estabilidade, fala e mastigação;
    - Melhor estética – suporte labial e manutenção óssea;
    - Céu da boca livre;

  • Ortodontia

    ORTODONTIA

    aparelho 15 rir odontoOrtodontia é a especialidade odontológica que tem como objetivo a correção do posicionamento dos dentes e ossos maxilares mal posicionados, corrigindo-os com uso de aparelhos que podem ser móveis ou fixos.

    A Ortodontia vai muito além de um sorriso bonito. Dentes mal posicionados podem trazer muitos problemas, como por exemplo: dificuldade de higienização, cáries, disfunções na mastigação, desgastes dentários, doenças periodontais, dores de cabeça e dificuldade na respiração.

    O objetivo do ortodontista é proporcionar ao paciente um sorriso lindo, uma boca mais saudável, com dentes que possam durar a vida toda.

    Como saber se preciso de um ortodontista?

    Somente seu dentista poderá determinar se você tem a necessidade de um tratamento ortodôntico, seja este por questões estéticas ou funcionais. O ortodontista fará um estudo detalhado sobre seu caso com base em um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias. Assim desenvolvendo um plano de tratamento adequado para você, lhe apresentando os possíveis tipos de aparelhos a serem usados.

    A ortopedia funcional dos maxilares é a área da odontologia que visa solucionar desequilíbrios ósseos, musculares e funcionais dos maxilares. A OFM apesar de ser realizada mais em crianças, pode corrigir problemas de pacientes em qualquer idade, utilizando aparelhos removíveis que causam um estimulo neural que por sua vez remodelam e reposicionam estruturas ósseas faciais.

    Exemplos: Casos de crianças que apresentam discrepâncias ósseas exacerbadas, com o uso de aparelhos podemos guiar o crescimento ósseo para uma posição mais favorável, evitando problemas futuros, que talvez só seriam solucionados cirurgicamente; Casos de adultos que apresentam disfunção articular, dores mandibulares, estalos, apertamento dental, bruxismo. Estes aparelhos podem causar um relaxamento muscular diminuindo os sintomas.

    Aparelho Tradicional

     

    Aparelho Fixo Tradicional

    rir odonto aparelho fixo tradicional 1

    É o tipo mais comum de aparelho. É composto basicamente por bráquetes, fios e elásticos. Os bráquetes são colados na superfície dentária por um adesivo adequado, sem trazer nenhum prejuízo ao dente. Os fios por sua vez são encaixados e presos nos bráquetes através das conhecidas “borrachinhas” que podem ser de diversas cores. Com este tipo de aparelho, é feito uma manutenção normalmente mensal. O tempo total de tratamento varia de caso a caso e será lhe apresentado por seu ortodontista.

     

    Aparelho Tradicional Estético

    rir odonto aparelho tradicional 2Possui mecanismo semelhante ao aparelho fixo tradicional, porém os bráquetes são feitos com um material transparentes ou da mesma cor que o dente (porcelana ou safira). Além dos bráquetes os fios também apresentam uma coloração mais discreta deixando o uso do aparelho visualmente quase imperceptível. Indicados para pacientes que necessitam tratamento ortodôntico, mas não gostam da ideia de ter um sorriso com aparelho metálico.

    Aparelho Autoligado

     

    Aparelho Fixo Autoligado

    aparelho fixo autoligado 1São aparelhos que possuem uma tecnologia mais avançada em relação ao aparelho fixo tradicional. Sua principal característica está na ausência das “borrachinhas”. O braquete autoligado possui um sistema próprio de trava que prende o fio em seu interior. Tem como característica um menor atrito entre o arco e o bráquete, o que permite a aplicação de uma força mais leve e eficiente, proporcionando um tratamento mais INDOLOR e mais RÁPIDO, permite que as manutenções sejam feitas em um intervalo maior de tempo, sem alterar o tempo total de tratamento. Além disso, a ausência das borrachinhas diminui consideravelmente o risco de cáries e tártaro, o acumulo de resíduos alimentares torna-se menor e proporcionam uma maior facilidade na higienização em relação aos aparelhos tradicionais.

    Aparelho Autoligado Estético

    rir odonto aparelho fixo autoligado estético 1Assim como o aparelho tradicional, aparelhos autoligados também possuem a possibilidade de serem feitos em materiais transparentes ou mesma cor que o dente (porcelana), assim unindo a tecnologia do sistema autoligado com estética.

    Invisalign

    invisalign rir odonto 1Invisalign é um aparelho ortodôntico transparente que reposiciona os seus dentes para você conquistar o sorriso perfeito com o mínimo de desconforto possível. Com um tratamento invisível e higiênico, o sistema Invisalign utiliza uma abordagem inovadora para endireitar os dentes de forma eficaz.

    O tratamento Invisalign usa exclusiva tecnologia SmartForce para criar uma série de alinhadores removíveis personalizados para você,tudo que você tem que fazer é usar esses alinhadores, feitos de um plástico praticamente invisível, para gradualmente mover os seus dentes para a posição ideal. Este sistema proporciona algumas vantagens:

     

    • São removíveis, por isso é mais fácil limpar os dentes e manter a saúde bucal durante o tratamento;
    • invisalign rir odonto 2Muitos pacientes começam a ver melhorias no sorriso dentro de apenas alguns meses e o melhor é que a maioria das pessoas não vai saber que você está usando aparelho nos dentes;
    • Tem uma ocasião especial chegando? Não tem problema. Basta retirar seus alinhadores para o evento e colocá-lo de volta depois;
    • Com os alinhadores transparentes Invisalign, você não precisa se preocupar com o seu tratamento interferindo com o seu estilo de vida ativo;
    • O tratamento Invisalign é ideal para a sua agenda ocupada. Permite que as consultas sejam feitas com intervalos maiores. Isso significa que você pode passar mais tempo fazendo as coisas que são importantes para você;
    • O Sistema Invisalign endireita seus dentes de forma previsível e mais confortável. Conta com uma ferramenta digital chamada Clincheck, onde todo seu tratamento será planejado e você poderá visualizar os resultados pretendidos antes de aprova-lo e nele você saberá quanto tempo e o que estará acontecendo em cada etapa do seu tratamento.

     

    *Exemplo de clincheck, onde é possível visualizar cada fase do tratamento e resultado final.

    Contenção

    A fase de contenção é a fase final de qualquer tratamento ortodôntico, é a contenção que vai dar estabilidade e manter o posicionamento dos dentes após a retirada do aparelho fixo. É uma fase extremamente importante e que depende muito da colaboração do paciente. O paciente deve seguir corretamente as instruções de uso e cuidados passados pelo ortodontista.

    As contenções podem ser fixas ou moveis e o tempo de uso das contenções vai depender da idade do paciente, do quanto de movimento foi necessário e outros fatores. Seu ortodontista lhe dirá o tempo necessário para seu caso.

    contenção 1

    Contenção Fixa

    São contenções usadas na grande maioria das vezes nos dentes inferiores, é feita com um fio de aço e fixada na face lingual dos dentes (face interna), são fixas e impedem o movimento dos dentes inferiores, por ser uma região que tem uma tendência maior de recidivas. Podem ser retas ou higiênicas (ondulada).

    aparelho 7

    Contenção Móvel

    São contenções usadas na maioria das vezes para a estabilidade da arcada superior, por ser removível depende muito da colaboração do paciente, usadas inicialmente em período integral e com o tempo passa a ser uso somente noturno. Seu ortodontista continuará acompanhando seu caso e orientando com relação ao período e tempo de uso, marcando consultas com intervalos cada vez maiores entre elas, até o final do tratamento.

    São feitas de acrílico e fios de aço e em alguns casos temos a opção de uma contenção estética, uma placa transparente no formato dos dentes.

  • Odontopediatria

    ODONTOPEDIATRIApediatria2

     

    A RIR ODONTO também cuida dos pequenos!

    Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças:

    • Limpeza e aplicação de flúor;
    • Orientação de higiene;
    • Orientação aos pais;
    • Acompanhamento de perdas e erupção;
    • Restauração;
    • Ortodontia (aparelho dental);
    • Endodontia;
    • Cirurgias: frenectomia labial e lingual(imagem), extrações, etc;
    • Pino e Coroa;
    • Próteses.
  • Periodontia (Gengiva)

    PERIODONTIA

    periodontia1

    É a especialidade responsável pelo tratamento e manutenção dos tecidos que circundam e sustentam os dentes. Os tecidos periodontais são gengiva e osso. A infecção desses tecidos pode causar problemas como a gengivite e a doença periodontal.

     

    GENGIVITE

    Inflamação no tecido gengival caracterizada pela presença de bactérias e placa dental, oriundas da má higienização. Caracteriza-se pela vermelhidão da gengiva, sangramento e sensibilidade.

     

    DOENÇA PERIODONTAL

    É um estado avançado da gengivite. A infecção se aprofunda acometendo o tecido ósseo. Além dos sinais e sintomas da gengivite, o quadro é acompanhado por tártaro, perda óssea e mobilidade dental, podendo, inclusive, levar à perda do elemento dental.

  • Próteses

    PRÓTESES DENTÁRIAS

    próteses 3 rir odonto

    As próteses dentárias tem como objetivo substituir os dentes ausentes. As próteses dentárias podem ser fixas ou removíveis. Após uma adequação do meio bucal e realização dos procedimentos básicos, o paciente está pronto para receber uma prótese dentária.

    Próteses Fixas

    tratamento prótese fixa rir odonto 1As próteses fixas, como o próprio nome já diz, não podem ser removidas. Apresentam alta estabilidade e conforto ao paciente. Elas podem ser apoiadas sobre dentes, raízes ou implantes.

    Elas podem ter a função de substituir 1 ou todos os dentes do arco.

    Alguns exemplos são:

    · COROAS DE PORCELANA OU RESINA;
    · FACETAS;
    · LENTES DE CONTATO;
    · DENTADURAS PARAFUSADAS;
    · ENTRE OUTRAS.

    Próteses Removíveis

    prótese removível 3 rir odontoAs próteses removíveis, normalmente, visam a substituição de vários dentes perdidos do arco. Também podem ser apoiadas sobre dentes ou implantes.

    Alguns exemplos são:

    · PRÓTESE PARCIAL COM GRAMPO;
    · PRÓTESE PARCIAL FLEXÍVEL;
    · PRÓTESE TOTAL (DENTADURA);
    · ENTRE OUTRAS;

  • Toxina Botulínica

    TOXINA BOTULÍNICA

    toxina botulínica gengival rir odontotratamento toxina botulínica rir odontoA TOXINA BOTULÍNICA, mais comumente utilizada para fins estéticos (diminuição das rugas, harmonização facial e diminuição das linhas de expressão), também é uma aliada importante nos tratamentos de:

    1. BRUXISMO
    2. APERTAMENTO DENTAL
    3. DTM – DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
    4. DORES NOS MÚSCULOS FACIAIS
    5. DORES E MARCAS POR TENSÃO MUSCULAR
    6. DORES DE CABEÇA POR ORIGEM ODONTOLÓGICA
    7. SORRISO GENGIVAL

    A toxina botulínica vai modular sua força muscular mastigatória diminuindo o apertamento, bruxismo, desgaste dental e dores de cabeça.