BICHECTOMIA
A Bichectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção das “bolas de Bichat”, que são bolas de gordura localizadas entre os músculos das bochechas.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a bichectomia não é um procedimento novo. Ela já é realizada há muitos anos e tem como objetivo principal o aumento do corredor bucal, indicado para aquelas pessoas que costumam morder as bochechas. Além de desconfortável, este trauma contínuo tem a possibilidade de evoluir para um câncer.
Com a mudança nos padrões de beleza, a procura por este procedimento para ganhos estéticos tem aumentado. A bichectomia pode ser realizada em mulheres ou homens. Nas mulheres resulta em um rosto mais fino e delineado causando o desejado “feito blush”. Nos homens, reduz as bochechas deixando o rosto mais harmônico e definido. Além desses resultados visíveis, a parte psicológica é muito importante: o aumento da autoestima após o procedimento pode colaborar positivamente na vida do paciente em muitos sentidos.
O procedimento em si é simples e rápido: em torno de 40min a 1hr. Entretanto é uma cirurgia e exige seus cuidados específicos e o bom conhecimento do cirurgião.
Algumas curiosidades:
- O volume da bola de Bichat não está necessariamente relacionado com o peso corporal, por isso que muitas pessoas emagrecem, mas continuam com o rosto bem redondo.
- Depois de removida ela não se regenera. Mesmo que a pessoa engorde e aumente o volume de gordura no rosto, a bola de Bichat não irá aumentar.
- A remoção da bola de Bichat não causa mais flacidez com a idade. A flacidez é um processo que tende a ocorrer com o passar da idade, independente de realizado ou não o procedimento. Existem outros procedimentos e tratamentos dermatológicos que visam a melhora da flacidez.
- O resultado em alguns casos pode ser notado nas primeiras semanas, mas o resultado final costuma acontecer após 3 meses, quando todo o processo cicatricial foi encerrado.