Meus dentes de baixo estão entortando!

Estou com os dentes de baixo tortos!

Ter os dentes de baixo tortos é um problema que atinge uma grande parte da população. Pode se desenvolver por vários fatores e acontecer em diferentes fases da vida. O apinhamento dental (quando os dentes ficam um em cima do outro e parece que falta espaço) pode acometer qualquer dente. Mas, neste texto, falaremos especificamente de quando ele ocorre nos dentes permanentes inferiores e da frente.

A apinhamento inferior ocorre basicamente quando o espaço requerido para acomodação dos dentes é menor do que o espaço ósseo presente. Pode ocorrer tanto na fase infantil ou adulta.

Apinhamento inferior em crianças

Pode ocorrer na fase de troca da dentição decídua (dentes de leite) pela dentição permanente. Devemos levar em consideração que está ocorrendo um crescimento ósseo. Então, alguns casos em que inicialmente parece que vai faltar espaço, com o desenvolvimento da criança, a mandíbula cresce e os dentes se acomodam da maneira correta sem nenhuma intervenção.

De certa forma, nesta fase devemos dar mais atenção para que o desenvolvimento ósseo ocorra de maneira correta do que para a estética destes dentes. É de extrema importância eliminar todos os fatores que possam interferir, como: chupar dedo e perda precoce dos dentes de leite.

Caso seja necessário, podemos usar aparelhos ortopédicos funcionais que estimulem este crescimento ósseo permitindo o melhor desenvolvimento dos dentes.

Apinhamento inferior em adultos

Nos adultos, o apinhamento pode ser uma condição que se manteve desde a infância, onde os dentes erupcionaram fora de posição e não foi realizado nenhum tratamento e se mantiveram desta forma. Já em outros casos, o apinhamento ocorre com o tempo. Pacientes que nunca tiveram os dentes de baixo tortos, ou até mesmo que já realizaram tratamento ortodôntico, e os dentes entortaram novamente.

Falaremos sobre estas situações juntas, pois o tratamento é semelhante. Mas, afinal, porque os dentes entortam mesmo depois que somos adultos?

Existem muitos fatores associados a este fenômeno.

Genética, hábitos, tipo de alimentação e uma das mais relevantes, que chamamos de crescimento tardio da maxila. Apesar de termos a impressão de que nosso osso esta estático, ele está em constante remodelação. Mesmo em adultos, pode ocorrer um pequeno crescimento mandibular com uma tendência de verticalização dos dentes anteriores, o que normalmente não acontece na maxila. Em uma mordida correta, os dentes inferiores não conseguem acompanhar esse pequeno crescimento ósseo.

Sendo assim, eles acabam “batendo” nos dentes superiores, entortando-os. Isto ocorre tanto em pacientes que já usaram aparelho como em pacientes que nunca usaram.

Existe uma discussão grande com relação à interferência dos dentes do siso neste processo, mas a maioria dos estudos atuais, defende que o crescimento dos dentes do siso possui pouca ou nenhuma influência neste fenômeno. Existem outros motivos mais relevantes para a indicação da remoção dos 3º molares.

Tratamentos

Casos de apinhamento antero-inferior são facilmente tratados com aparelhos ortodônticos. Normalmente são tratamentos rápidos (quando não acompanham outros problemas dentários) e, muitas vezes, conseguimos usar aparelho somente na parte de baixo, principalmente em casos de retratamento.

Se seus dentes estão entortando, quanto antes iniciar o tratamento melhor, pois menor será o grau de apinhamento, o tempo de tratamento e o desgaste dental.

O que pode ocorrer, já que, em grande parte dos casos, com a mudança do posicionamento, começam a bater nos dentes de cima de maneira incorreta, ocasionando o desgaste.

Pós Tratamento

Como vimos ao longo do texto, existem muitos fatores envolvidos. Não temos como eliminar todos eles.

Assim, sempre é indicado uma contenção inferior que irá manter seus dentes na posição correta.

Ela é fixa apoiada na parte de dentro dos seis dentes da frente e não aparece.

Somente seu dentista poderá indicar a retirada da contenção, uma vez que sua boca estará em constante mudança.

 

Ainda com dúvidas ou gostaria de mais informações? estamos a disposição no Whatapp clicando aqui 

Deixe seu comentário