Tipos de Aparelhos Dentais – Ortodontia

Quer deixar seu sorriso mais bonito e saudável? Sabia que o uso de aparelho ortodôntico pode ser a solução?

Atualmente, existem diversos tipos de aparelho: metálicos, estéticos e placas alinhadoras. Independente de qual você usar, quando bem planejados, proporcionam um tratamento seguro e com excelentes resultados, variando a estética, custo e o tempo de tratamento.  Conheça alguns deles:

Invisalign

É um tipo de aparelho moderno, discreto e confortável. Não possui bráquetes (aquelas pecinhas metálicas dos aparelhos convencionais). São sequencias de placas alinhadoras que conforme usadas vão corrigindo o posicionamento dos dentes. Seu planejamento é feito digitalmente, o que permite o paciente ver o resultado final, quanto tempo e exatamente como vai estar em cada estagio, antes mesmo de começar o seu tratamento. São removíveis, o que facilita muito a escovação e fio dental. Não causam dor e ferida na boca, bem como não comprometem a estética e a fala. De modo geral, costumam ser mais rápidos que aparelhos convencionais devido à sua grande previsibilidade.

 

Aparelhos tradicionais estéticos (porcelana/safira)

Tratam-se de aparelhos semelhantes a um aparelho convencional, mas com a vantagem de serem estéticos. Podem ser de porcelana (brancos) ou de safira (transparentes). Ambos possuem excelente resistência, não mancham e ficam quase invisíveis nos dentes. Mas cuidado: existem aparelhos estéticos em outros materiais como resinas ou policarbonato que são bem menos resistentes, costumam manchar e quebrar muito durante o tratamento. Assim acabam interferindo muito na eficiência e resultado final.

 

Aparelho autoligado (sem borrachinha):

Trata-se de um aparelho ortodôntico  em que os braquetes (peça que vai colada ao dente) possuem uma aleta metálica que prende o arco(fio) no aparelho, dispensando o uso das borrachinhas. O que é excelente para diminuir o atrito entre as partes do aparelho, permitindo uma melhor movimentação e eficiência. Alem disso, conta com arcos que “ativam” com a temperatura da boca e se mantêm ativo por mais tempo, o que permite um intervalo maior entre as consultas e um número menor de visitas ao dentista. Deste modo, é uma excelente opção para quem tem pouca disponibilidade de tempo. Costumam ser tratamentos mais rápidos que aparelhos convencionais e também têm a opção de serem estéticos (feitos em porcelana).

 

Aparelho convencional:

É o aparelho em que os braquetes têm a presença das ligaduras elásticas (borrachinhas). É um modelo mais tradicional, porém mais acessível. Também são eficientes em diversos casos dentários mais graves. Requer uma boa higienização, assim como os outros tipos de aparelho, e manutenções regulares para a troca de fios e das ligaduras elásticas. Estas possuem diversas cores, por isso, muitas vezes ajudam na colaboração com o tratamento de pacientes mais jovens que gostam dessas opções, digamos, mais “fashion”. Cada mês estar com um aparelho de cores diferentes.

 

Gostou? quer saber mais sobre cada um deles? Custos, tempo de tratamento, etc?

Deixe sua pergunta

Ou entre em contato venha conversar pessoalmente com um de nossos especialistas: Dr Leandro Toledo e Dr Thiago Jum Takeda.

Visite também o link:  www.rirodonto.com.br/especialidades/#ortodontia

Deixe seu comentário